Aeroporto de São Paulo/Campo de Marte

domingo, 27 de março de 2011


O Campo de Marte passou a operar como aeródromo a partir de 1920, com a instalação da Escola de Pilotos da Força Pública de São Paulo. A natureza plana das planícies aluviais, aliada a grande quantidade de terrenos baldios, extensos e baratos influenciou decisivamente para a escolha desse local para a implantação do primeiro Campo de Aviação oficial da cidade de São Paulo.
Entre 1925 e 1930 os aviões da Força Pública de São Paulo baseados em Marte, abriram dezenas de rotas aéreas, condicionando a instalação de vários aeródromos pelo interior de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Goiás.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o aeroporto foi bombardeado por Forças Getulistas, pois ali se formavam os pilotos da Força Militar (Estadual) que se opunha a Getúlio Vargas.
A importância histórica do Campo de Marte é incontestável e ao longo de seus quase 90 anos de existência foi palco de episódios que marcaram a história paulista e nacional e mesmo tendo condições naturais desfavoráveis nos períodos chuvosos, no ano de 1933 recebeu a VASP – Viação Aérea do Estado de São Paulo, voltada aos serviços de transporte de passageiros e mala postal.
Em 1935, foi realizado um estudo técnico para escolha do sítio do novo aeroporto, recomendando a escolha da área de Congonhas pelas suas condições naturais. Antes da construção do aeroporto, já funcionava ali um campo de pouso de propriedade da Auto-Estradas.
A partir do início das operações no Aeroporto de Congonhas em 1936, o Campo de Marte deu continuidade ao desenvolvimento da aviação geral, comercial e privada, compartilhada com a aviação militar, na época atribuída ao exército. Desta época em diante foi iniciada a instalação das oficinas de manutenção de motores e aviões, que deram origem ao Parque de Material Aeronáutico, após a criação do Ministério da Aeronáutica.
Marte abrigou diversas escolas de aviação particulares, sendo a mais importante de todas, o Aeroclube de São Paulo, fundada em 1931, como órgão de utilidade pública que acabou por transformar-se no maior centro de formação de pilotos civis da América Latina.
Por meio da Portaria EMAer nº 121/GM-5, de 26 de janeiro de 1979, no dia 21 de fevereiro de 1979 a Infraero assumiu a administração do Aeroporto Campo de Marte e no decorrer dos anos foram realizadas obras visando o melhor aproveitamento dos espaços a serem concedidos aos usuários/concessionários e a construção do Terminal de Passageiros e áreas administrativas da Infraero.
O Aeroporto Campo de Marte está localizado na Av. Santos Dumont, 1979, bairro de Santana, zona norte da cidade e está integrado ao sistema viário da região, através das Avenidas Santos Dumont e Olavo Fontoura. Estas avenidas constituem-se como um dos principais corredores de ligação da região norte com a região sul e o centro da cidade, numa distância de aproximadamente quatro quilômetros.
O sítio aeroportuário possui uma área aproximada de 2,1 milhões de metros quadrados e é compartilhado com o Parque de Material Aeronáutico da Força Aérea Brasileira, ou seja trata-sede um aeródromo de uso civil/militar, o que significa que parte da sua área física, 1.138.440,41 m2 está sob a administração do Comando da Aeronáutica , por meio do PAMAER-SP, HASP, CAB E SUB DIRETORIA DE ABASTECIMENTO, instalados nesse local.  Sob a administração da Infraero – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária está uma área total de cerca de 975 mil m2.
A Infraestrutura de Campo de Marte desempenha papel fundamental para atendimento da aviação executiva, Táxi Aéreo e Escolas de Pilotagem, com destaque na operação de Helicópteros que hoje é o principal meio de transporte de executivos e empresários das grandes metrópoles. Também de grande importância para a cidade de São Paulo, o Aeroporto Campo de Marte é a principal base do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar do Estado e do Serviço Aéreo Tático da Polícia Civil.
Atualmente, São Paulo é a primeira cidade no mundo em movimento de helicópteros, superando Nova Iorque e Tóquio. Uma das causas apontadas para o incremento do número de helicópteros nas grandes metrópoles é a opção por um meio de transporte mais rápido, sem os inconvenientes dos horários picos. Neste cenário está inserido o Aeroporto Campo de Marte.
DADOS GERAIS
1-Localização: Distante três quilômetros do marco zero de São Paulo
2-Endereço: Avenida Santos Dumont, 1979 – Santana – CEP 02012-010
3-Área Total: 2.133.667 m2
4-Número de box de aeronaves: 22
5-        Início das Operações: 1920
6-        Administração: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – INFRAERO desde 21/02/1979
7-        Telefone: (11) 2221.2699
8-        Fax: (11) 2221.9420
9-        Página na Internet: http://www.infraero.gov.br
10-        Horário de Funcionamento Operacional: 6h às 23h
11-        Pistas: Principal – 1.600 x 45 m, sendo 300m de recuo na Cab 12 e 150m de recuo na Cab 30.
12- Movimento  de   Passageiros:
(dados de 2009 – Janeiro a Dezembro) – 309.234 passageiros
Média diária de passageiros Embarcados e Desembarcados: 858 por dia
Média mensal de passageiros Embarcados e Desembarcados: 26 mil por mês
13-        Operações de Aeronaves ( asa móvel + fixa ):
(dados de 2009 – Janeiro a Dezembro) – Jan a dez : 104.489 pousos/decolagens
Média diária de pousos e decolagens: 293/dia
Média mensal de pousos e decolagens: 8.505/mês
14-Operações de Helicópteros
Representam 65% do total de operações
O número mensal varia de 70 a 120 helicópteros ====  média de 95 por dia
Média de movimentos diários de pousos + decolagens: 140 a 240
15- Característica Operacional do Aeroporto:
Não possui linhas aéreas regulares.  É o 5º em movimento operacional no Brasil.
Em seu terminal aéreo, as atividades operacionais são  voltadas, essencialmente, para aviação executiva, escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo – fundado em 08 de junho de 1931,  e o serviço aerotático das Polícias Civil e Militar
16-        Táxis Aéreos (hangares):
Ocean Air Táxi Aéreo
North Wind Táxi Aéreo
Fretax Táxi Aéreo
LRC Táxi Aéreo
Helimarte Táxi Aéreo
População Aeroportuária:
17-        Empregados Infraero ————- 43
18-        Empregados terceirizados —–  60
19-        Funcionários do Aeroporto—–  923 credenciados
20-        População Flutuante ————– aproximadamente 1 mil / dia
21-        Órgãos Públicos: Anac e DTCEA
22-        SERVIÇOS/FACILIDADES, LOJAS E ALIMENTAÇÃO:
01 – Caixa  Eletrônico  – Banco Real
01 – lanchonete – Lanchonete Duarte
Sítio Aeroportuário
Área:     2.113.667,00 m²
Pátio das Aeronaves
Área:     12.420,00 m²
Pista
Dimensões(m):     1.600 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:
Área(m²):     1260
Estacionamento
Capacidade:     900 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições:     25 posições
Av. Santos Dumont 1979
Santana
São Paulo – SP
CEP:02012-010
PABX:(11) 2221-2699
FAX:(11) 2221-9420
Distância do Centro: 08 km

 
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