Aeroporto de São José dos Campos

domingo, 27 de março de 2011


Construído na década de 50 para atender basicamente ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA), o Aeroporto de São José dos Campos possuía originalmente pista de terra. Nos anos 70, com a criação da Embraer, a pista foi asfaltada e ampliada para 3.000 m de comprimento. Atualmente, a pista é adequada também para pousos por instrumentos.
A infraestrutura do aeroporto é compartilhada pela Aviação Civil, pela Embraer, pelo Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e pelo aeroclube local, o que é importante para a realização de voos de ensaio e de produção de novas aeronaves.
O aeroporto está habilitado pelo Comando da Aeronáutica para a realização de voos cargueiros internacionais desde março de 2000, mas não está habilitado ao tráfego internacional de passageiros.
Encontra-se em tramitação o processo de zoneamento civil/militar, delimitando o terreno para a implantação da nova área terminal, para os lados da Rodovia dos Tamoios. Em seguida será elaborado o Plano Diretor do Aeroporto, os projetos executivos e as obras de implantação da nova plataforma aeroportuária.
Administrado pela Infraero desde junho de 1996, o terminal de passageiros do aeroporto de São José dos Campos conta atualmente com serviço de lanchonete, táxi especial, locadora de veículos telefones públicos, e nele operam a TRIP e a TEAM.
O tráfego de passageiros é caracterizado predominantemente por viagens de negócios nos dias úteis, sendo importante a ligação de São José dos Campos com o Rio de Janeiro.
O aeroporto também é utilizado por pessoas que pretendem acessar a estância turística de Campos de Jordão (que não possui aeroporto), e cidades do litoral (Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e Parati).
O aeroporto de São José dos Campos apresenta duas vocações distintas: a cargueira, visando atender ao grande número de indústrias da região denominada Cone Leste Paulista, e a de portal turístico desse mesmo Cone Leste, mais especificamente das cidades da Serra da Mantiqueira, de Aparecida do Norte e do belíssimo litoral paulista, a “Riviera Brasileira”.
O tratamento das cargas, bem como a tarifação de armazenagem e de capatazia, é similar ao existente nos demais terminais de carga da empresa, com descontos, buscando sempre reduzir custos e agilizar o processo de liberação, fator importante para as indústrias locais.
Sítio Aeroportuário
Área:     1.740.110,20 m²
Pátio das Aeronaves
Área:     16.931 m²
Pista
Dimensões(m):     2.676 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:
Área(m²):     864
Estacionamento
Capacidade:     49 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições:     3 posições
Av. Brig. Faria Lima S/Nº
Parque Martin Cererê
São José dos Campos – SP
CEP:12227-000
PABX:(12) 3946-3000
FAX:(12) 3946-3007
Distância do Centro: 12 km

 
© 2009 | Air Navigation | Por Renan