Aeroporto Internacional de Corumbá

domingo, 27 de março de 2011


Corumbá é a terceira cidade mais populosa e importante do estado de Mato Grosso do Sul, sendo também o maior município em extensão territorial do Brasil e um dos mais populosos centros urbanos fronteiriços de todo o Norte e Centro-Oeste. Localizada às margens direita do Rio Paraguai, faz fronteira com a Bolívia. Grande parte do território do Município é ocupado pelo Pantanal sul-mato-grossense.
Corumbá foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a conhecer os benefícios da aviação comercial. Em 1930 uma ligação aérea Corumbá/Cuiabá foi estabelecida pela Empresa: Sindicato Condor, antecessora da Empresa Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, operando com aviões Junkers monomotores flutuadores. Este avião sobrevoava os rios Paraguai e Cuiabá e pousava em estirões desses rios nas duas cidades. Essa linha aérea foi, inicialmente, subvencionada pelo Governo Estadual. Mais tarde ela se transformou na etapa final da linha São Paulo/Três Lagoas/Campo Grande/Corumbá /Cuiabá, explorada pela mesma empresa, porém com aviões Junkers 52 trimotores de rodas, sendo a última etapa operada pelo pequeno hidroavião monomotor. A ligação São Paulo /Corumbá era concluída de 6 a 7 horas e, no dia seguinte, o hidroavião fazia o trecho Corumbá/Cuiabá, regressando no outro dia. Assim o trimotor Junkers 52 era obrigado a aguardar por mais de dois dias em Corumbá, para voltar à São Paulo. Tal espera forçada levou o Governo Federal, por intermédio do então DAC e do Ministério da Aviação e Obras Públicas, a construir nesse aeroporto, em 1937, um hangar com 35 metros de vão livre para abrigar e permitir os trabalhos de manutenção do trimotor que tinha quase 30 metros de envergadura. O Hangar de concreto armado e paredes de lamelas de madeira, coberto com telhas de fibrocimento, apresentava em suas alas, instalações para pequenas oficinas e saguão de passageiros.
O novo Aeroporto de Corumbá foi construído na mesma área do antigo, inaugurado em 21 de Setembro de 1960, aniversário da cidade. Considerando os aviões que operavam na época, o local escolhido foi julgado excelente, principalmente por ser próximo, estando à apenas a 2 km do centro da cidade. A área perimetral do Aeroporto é de 1.216.425,40 m² e sua altitude é de 140m do nível do mar. A pista de pouso e decolagem possuía cumprimento de 1.660m X 30m, sendo ampliada para 2.000m x 45m inaugurada em maio/2001. A homologação da pista com este comprimento estava condicionada a desapropriação de residências existentes em uma área contígua a cabeceira 27, atendendo dessa forma a Portaria 1.141/GM-5, de 08/12/1987, que disciplina as áreas livres de obstáculos das pistas de pouso/decolagem (faixa de pista). Como as ações para desapropriação não avançaram, decidiu-se mudar as características físicas da pista de pouso e
decolagem para 1.500m x 45m (cumprimento atual), visando sua homologação.
Durante obras realizadas no Aeroporto de Puerto Soares (Bolívia), foram realizadas operações no Aeroporto de Corumbá (23/07/96 à 16/11/98), através das empresas Aéreas AEROSUR e LLOYD AÉREO BOLIVIANO. Neste período verificou-se um aumento significativo no movimento de passageiros. A operação era com aeronaves tipo Boeing 727-200 e com freqüência semanal de 14 (quatorze) vôos para a cidade de Santa Cruz de La Sierra.
A crescente importância de Campo Grande, atual Capital do Estado de Mato Grosso do Sul, e as ligações terrestres de Cuiabá à Brasília e outras regiões do país, estimulou um defluxo quanto ao crescimento de tráfego aéreo para Corumbá a partir da década de 80.
Atualmente são realizados vôos diários para Campo grande, pela Companhia Aérea TRIP (vôo comercial regular), com moderno equipamento ATR-72 – capacidade de 66 assentos. Também operam Aeronaves Militares, Aviação Executiva e Táxi Aéreo.
A partir do ano de 2.000, a cidade de Corumbá iniciou um cenário econômico positivo, aproveitando os recursos naturais existentes no município, como as jazidas de minério de ferro e manganês. Neste período iniciou-se a criação de um pólo de desenvolvimento industrial, que se traduzia em oportunidades de negócios, geração de renda e novos empregos. As empresas mineradoras instaladas na região, desenvolveram estudos e constataram a viabilidade econômica para implantação destes empreendimentos, com destaque para a inauguração da primeira unidade de siderurgia em setembro/2007.
Vale ressaltar que o turismo é também uma das atividades mais importantes do município. O turismo de pesca é o setor mais consolidado, tendo a melhor estrutura de pesca do Estado de Mato Grosso do Sul. O turismo de eventos está em plena ascensão e a construção do Centro de Convenções (obra em andamento) efetivará definitivamente o turismo de negócios, hoje um dos segmentos mais rentáveis do setor, que atrai visitantes com gastos médios maiores do que o do turista de lazer.
Estes fatores refletiram diretamente na economia local, aumentando o fluxo de pessoas na cidade e a renda da população. Verificou-se com isto, um aumento na movimentação de passageiros usuários do transporte aéreo, a partir do ano de 2000, observando-se a mudança do perfil do usuário, que antes predominavam os turistas em períodos sazonais (pesca) e passaram a divider espaço com pessoas que vinham para a cidade em busca de oportunidades econômicas (negócios).
Este cenário foi prejudicado devido à crise mundial a partir de setembro/2008, mas já são grandes as expectativas que a partir do primeiro semestre de 2010 a retomada dos investimentos previstos serão efetivados.
No período de 2000 a 2009, foram investidos aproximadamente 32 milhões de reais em melhorias na infraestrutura do aeroporto, tendo-se como destaque as obras de:
· Ampliação da pista de pouso e decolagem
· Recuperação de pátios (Rígido), macro-drenagem e instalação da
Separadora de água e óleo
· Reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros
· Reforma da Seção contra incêndio.
Para o ano de 2010 estão aprovados recursos na ordem de 6,7 milhões para melhorias nos sistemas de infraestrutura de cercas, pátio de estacionamento de aeronaves, sistema viário e estacionamento de veículos e melhoria no sistema de abastecimento de água e reserva técnica da Seção Contra Incêndio.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO AEROPORTO
¨ Classificado pelo Ministério da Aeronáutica como Aeroporto Internacional.
¨ Classificação Tarifária: Segunda Categoria
¨ Classificação Comercial: Classe 02
¨ Classificação Administrativa: Grupo IV
¨ Possui os seguintes equipamentos de auxilio à navegação aérea:
Luzes de cabeceira de pista
Luzes de borda de pista
Luzes de barra lateral
Luzes de fim de pista
VHF e Gravador
Balizamento noturno tipo SN5
Serviço meteorológico: EMS e EMA
Farol Rotativo de aeródromo
NDB Sistema de aproximação por instrumento e auxilio à navegação aérea, (antena do equipamento NDB-ECHO 2, KT) .
Indicador de direção do vento Iluminada – Biruta.
PAPI (Precision Approach Path Indicator).
PISTA DE POUSO E DECOLAGEM
Cabeceiras 09/27, com revestimento em concreto asfáltico (CBUQ) nos seus 1.500,00m de comprimento por 45,00m de largura, com Grooving em quase sua totalidade de extensão. A pista de rolamento do aeroporto possui revestimento em concreto asfáltico e mede 360,00m de comprimento por 38,00m de largura.
DIMENSÃO E RESISTÊNCIA DA PISTA DE POUSO
· Dimensão……………………………………………………1.500m x 45m (NOTAM E3824/2009)
· Declividade efetiva da pista………………………….0,53%
· Altitude do aeroporto……………………………………141,00 m
· Natureza da Pista………………………………………….Asfalto
· Temperatura de referência……………………………..32º C
· Resistência da pista…………………………………….PCN 71/F/C/X/T (Relatório Técnico 03/EP-30/07 – DIRENG)
TERMINAL DE PASSAGEIROS
Edificação térrea de alvenaria e concreto, com uma área construída de 2.403,00m², composta por saguão principal, totalmente climatizado, boxes para Cias aéreas e lojas comercais. A capacidade operacional do terminal é de 230.000/passageiros ano.
PÁTIOS DE AERONAVES
Pátio de Manobras possui uma área total de 17.742 m², é revestido por placas de concreto, com capacidade para 05 aeronaves tipo Boeing 737-800 ou similares, e área de estadia e estacionamento de aeronaves possui uma área de 44.392m², revestido por concreto asfáltico (CBUQ), com capacidade para 35 aeronaves de médio porte e pequeno porte.
SERVIÇO DE COMBATE-INCÊNDIO
O serviço de contra-incêndio do Aeroporto Internacional de Corumbá possuí em sua frota dois veículos de ataque rápido Iveco Magirus com moderno sistema de combate a incêndios em aeronaves, com capacidade para 5.700 litros de água, 750 litros de LGE e 250 Kg de Pó químico. Composto por um efetivo de 17 Bombeiros Militares do Estado do Mato Grosso do Sul, através de convênio.
Sítio Aeroportuário
Área:     1.216.425,40 m²
Pátio das Aeronaves
Área:     17.742 m²
Pista
Dimensões(m):     1.500 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:
Área(m²):     2.597,90 m²
Estacionamento
Capacidade:     50 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições:     40 posições
Rua Santos Dumont s/nº
Bairro Aeroporto
Corumbá – MS
CEP:79332-150
PABX:(67) 3231-3322
FAX:(67) 3231-5352
Distância do Centro: 03 km

 
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